ESSE É O FESTIJANDA – I CICLO DE COMPOSITORAS! 

O FESTIJANDA – I CICLO DE COMPOSITORAS é um festival de música com mulheres compositoras do interior de São Paulo, das cidades de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Piracaia, Joanópolis, Igaratá, Nazaré Paulista, Bragança Paulista, Franco da Rocha, Mairiporã (Terra Preta) e Francisco Morato.

Esse Festival foi idealizado e é produzido pelo Sarau da Jandyra, que desde 2017 promove saraus na cidade de Atibaia e região, com foco na arte produzida e pensada por mulheres e meninas. #artedasmanas  

O projeto conta com a co-realização da ATA Cultural, associação de artistas de diversas linguagens que atua junto à comunidade para o fortalecimento da Cultura local de forma inclusiva e abrangente, e com o apoio da Casa Viva Piracaia, MAR – Movimento des Artistas Reunides de Atibaiae com a produção da Aflorar Cultura   e Bufa Produções

Nessa PRIMEIRA EDIÇÃO  – versão online –  chegamos com o objetivo de amenizar uma realidade urgente de reverter: a falta espaço, oportunidades e reconhecimento das mulheres na música. Afinal, se já é difícil para mulheres artistas terem espaço como um todo, na perspectiva longe dos grandes centros isso é ainda mais grave. É necessário movimento, ação.

Lembrando que o FESTIJANDA contará com interpretação para Libras! 🙂

O QUE AGREGAMOS ÀS PARTICIPANTES?

♡ Todas as inscritas recebem uma devolutiva em formato de Roda de Conversa com uma profissional de notório saber. 

24 canções são selecionadas dentre as inscritas, cujas compositoras receberão Prêmio Estímulo. [Veja a lista de selecionadas aqui.]

♡ Todas essas semi-finalistas irão participar de Encontros com as compositoras e cantoras Cátia de França, Socorro Lira e Lucina. O público poderá acompanhar as aulas no segundo fim de semana do FESTIJANDA, como consta da nossa programação. 

♡ As compositoras premiadas irão gravar suas canções com equipe profissional de audiovisual, que culminará num show público transmitido virtualmente ao final do FESTIJANDA.

♡ A possibilidade de integração com outras compositoras da nossa região, criando uma rede de vínculos e articulação em prol da arte feita pelas manas/mulheres e meninas. 

♡ Dessas 24 canções, 12 são escolhidas e premiadas (em dinheiro) pelo Júri Técnico 1 premiada por voto popular.

O QUE AGREGAMOS À COMUNIDADE?

♡ Ações Artístico-Formativas voltadas para coletivos, artistas e pessoas ligadas a cultura da cidade de Atibaia, como Oficina de Stencil com a artista visual Simone Siss e a Oficina de Diálogos de Produção Cultural com a gestora cultura e atriz Cynthia Margareth. 

♡ Intervenções artísticas pela cidade, como o painel “Mulheres Compositoras”, trabalho das artistas Simone Siss e Katia Lombardo. O painel, feito pelas técnicas de stencil e lambe lambe, tem 2.20 de altura por 9,10 de largura e está localizado na sede da ATA CULTURAL. 

Na intervenção “Se Essa Rua Fosse Minha”, adesivamos placas de rua da cidade de Atibaia com nomes de compositoras. Ambas as intervenções são de valor inestimável para a cidade e região!

♡ A possibilidade de viver em uma cidade e região que possui um festival de música voltado para mulheres compositoras, movimentando as pessoas e políticas públicas para uma direção mais justa, inclusiva, rica culturalmente e artisticamente. #resistêncianointerior 

Lembrando que o FESTIJANDA contará com interpretação para Libras! 🙂

Este projeto foi contemplado no Programa de Ação Cultural (ProAC Expresso LAB 40) – Lei Aldir Blanc – Governo do Estado de SP – Governo Federal.

Dúvidas ou sugestões? Nos mande um e-mail: duvidas.festijanda@gmail.com 

#festijanda  #resistêncianointerior #ciclodecompositoras #mulhercompositora